Pode parecer tão simples adotar animais de estimação, mas é muito mais complicado do que parece: vacinar, comprar roupinhas, dar comida e água, limpar as gaiolas e por aí vai!
Pode parecer que é inviável adotar alguns dos mais variados animais de estimação. Isso se parece muito trabalhoso e caro, as pessoas não possuem tempo para eles.
Portanto, se você ainda está na dúvida sobre esse enorme passo que deverá passar, leia nosso artigo para descobrir quais são os motivo para você adotar um!
Animais de estimação são companheiros para todas as horas
Todos vimos em vídeos ou relatos de pessoas que mostram como a lealdade dos felinos é eterna. Eles choram e ficam alegres com o seu fracasso ou sucesso. Estarão com você em todos os momentos, sejam bons ou não. pode ter certeza que carinho não vai faltar!
adotar animais de estimação
Outra coisa que vale a ser ressaltada, que quando crianças possuem animais, elas aprendem a criar empatia muito mais rápido e a ter mais responsabilidades. Os felinos ainda podem acabar com a depressão e ajudar a controlar crises de ansiedade.
Um alerta sempre que eles enxergam o perigo
Eles ainda conseguem te alertar sempre que estão enxergando qualquer tipo de perigo. Por exemplo, com os cachorros, eles começam a latir. Já com os gatos, as caudas ficam enrijecidas.
Muitas pessoas também já evitaram situações de perigo ao terem os animais de estimação. Sempre é uma reação diferente e estão a todos os momentos tentando proteger os seus donos.
Te estimulam a praticar a sociabilidade
Se você é uma pessoa que tem dificuldade em fazer amigos, eles irão te ajudar a se tornar uma pessoa mais sociável. Dessa forma, os donos terão mais vontade de sair, conversar e tudo o que fazemos diariamente.
Outra coisa que deve ser ressaltada é que eles fazem com que o estresse diminua ao praticarem brincadeiras ou se aproximarem para ganharem carinho. Como foi citado anteriormente, quando doado a uma criança, ela passa a desenvolver um senso maior de empatia pelo próximo.
Adoção salva vidas
A maioria das ongs atuais, não conseguem sustentar esses animais de estimação por muito tempo. Elas possuem recursos extremamente limitados. Portanto, quando você decide salvar um animal de rua, pode dar condições ainda melhores de vida para eles e mais carinho.
Eles poderão mudar a sua vida. Vale ressaltar outra coisa: Animal não se compra. Todos os comprados possuem condições de permanecerem em locais saudáveis pela lei. Mas, um animal de rua não possui esse direito garantido. Esqueça as raças, cores e tamanhos: dê oportunidade ao amor.
Quer adotar um animal de estimação? Clique aqui e conheça a ONG Amigo não se compra!
Maior responsabilidade quando se adquire animais domésticos
Quando diariamente se coloca água, ração e limpa o cantinho deles, o dono tende a desenvolver um maior senso de responsabilidade. Dessa forma, é possível ficar mais consciente das necessidades do outro e é assim que surge o senso de empatia pelo próximo.
Enfim, agora que você viu quais os benefícios de adotar animais de estimação, que tal saber quais são os principais deles e como cuidar dos bichinhos para evitar momentos violentos? Vamos falar disso agora mesmo, continue a leitura para descobrir!
Adotar animais de estimação
Vamos listar agora, quais são os animais de estimação mais adotados e quais as principais formas de tomar cuidado com eles. Mas, antes devemos ressaltar sobre as principais características que você deverá possuir para ir até uma ong e adotar um bichinho (o que é diferente que apenas encontrar um na rua e pegar para cuidar). Olha só:
● Apresentar RG e CPF
● Possui mais de 21 anos de idade
● Assinar um termo de compromisso que não irá maltratar o animal
Cachorros de todas as raças
Os cachorros são um dos animais mais abandonados na rua e que ocupam uma boa parte das ongs existentes. Sendo assim, eles podem ser encontrados em todos os lugares e são de todas as raças, sejam grandes ou pequenas.

Por acabarem sofrendo violência, precisam de muito cuidado no momento de serem adotados. Muitas pessoas acabam não tendo a paciência necessária e machucam esses animais por ficarem com raiva, causando um efeito ainda pior do que o esperado e assustando ainda mais o animal.
Aja sempre com calma e cautela. Não se esqueça de que ele sofreu diariamente com situações diferentes e que podem acabar tendo traumas de pessoas até mesmo encostando neles. Por isso, mesmo de longe, se esforce para oferecer a eles vários
biscoitos e estique as mãos para mostrar que não irá machucar. Tente se aproximar levemente e, em momento algum, perca a paciência.
Gatos que podem se tornarem agressivos
Quando vivendo muito tempo na rua, esses animais de estimação podem se tornar em misantrópicos. Ou seja, desejam a todos os momentos evitar as pessoas. Isso acontece pois eles possuem um senso muito aguçado e conseguem recordar memórias traumatizantes.
Tentar fazer com que eles se sintam adaptados e seguros no local, acaba sendo a melhor opção. Portanto, não “force a barra” com eles. Deixa com que se escondam e que vejam, ao mesmo tempo, que a nova casa é confiável.
Em suma, podemos dizer que as principais características de gatos em momentos desconfortáveis são:
● Arranhar e morder pessoas
● Pelos arrepiados e orelhas levantadas
● Quando o gato começa a rosnar para as pessoas
Dessa forma, uma coisa muito comum, é que as pessoas utilizem fios de lã para acalmar os gatos. Você pode tentar essa metodologia e se não funcionar, ir mudando para outras que ache mais conveniente.
Conclusões sobre adotar animais de estimação
Como você viu, adotar animais de estimação não é algo fácil. Pelo contrário, acaba sendo muitas vezes algo frustrante e cheio de desafios, principalmente quando os bichinhos estão cheios de traumas. Mas, nada se compara com todos os benefícios que eles podem nos trazer, certo?
E você, tem algum bichinho de estimação? Que tal deixar nos comentários um pouco mais sobre a história deles para que possamos saber mais?
Comentários estão fechados.