Animais de estimação e covid: Nesse presente artigo juntamos informações acerca do COVID e sobre a relação do vírus com os animais de estimação.
Colhemos informações divulgadas pelo Proteção do Animal Mundial, Organização Pan-americana de Saúde Pública Veterinária e o Centro Pan-americano de Febre Aftosa.
O novo COVID é responsável pela pandemia no mundo, a pandemia que causou uma incerteza aos donos de animais de estimação. A principal dúvida dos donos de pet é a respeito do contágio dos animais estimação.
As pessoas estão com dúvidas se cães e gatos podem se infectar e serem agentes infecciosos do novo coronavírus (COVID-19).
A falta de informação de qualidade entre animais de estimação e covid gera fake news, informações falsas e também ao medo aos donos de pet. Alguns donos chegaram a atitudes drásticas, como: o sacrifício dos animais de estimação e abandono desses animais. O que não recomendamos em hipótese alguma nesse artigo!
Animais de estimação e covid
Animais não transmitem covid não existem evidências científicas que comprovem que os animais de estimação transmitem covid aos seres humanos.
Em cães já foi comprovado que eles não podem adoecer pela covid, mas em gatos a infecção ainda está em investigação.
Embora não tenha comprovação para gatos, recomendamos aos donos desse tipo de pet que não abandonem esse animal. Você sabia que abandono de animais é crime e está previsto na Lei 9.605 de 1998 no artigo 32. A pena é de multa ou detenção de 3 meses a 1 ano.
Existem uma série de dúvidas acerca dos mitos e verdades sobre pandemia e os animais de estimação. Consultamos os melhores bancos de dados e sites de referência para investigar a relação da doença com os seres humanos x animais. Confira!
Pode passear com animal na pandemia?
Os passeios com animais não estão proibidos, os animais não transmitem o Covid-19 aos seres humanos. Porém recomenda-se caminhadas rápidas pelas ruas com seu animal de estimação.
Mas quanto tempo exatamente?
Tempo necessário para que ele faça suas necessidades. Recomendamos que você opte por lugares ao ar livre, fique longe de zonas de aglomeração nessa pandemia.
Prefira uma praça e ao chegar em casa faça a higiene das patinhas com lenço umedecido e passe álcool em gel 70 por cento. Essas são as orientações dos médicos veterinários para os pets na pandemia.
Em alguns casos, se seu pet entrar em contato com pessoas estranhas, secreções e partículas virais. Leve-o para tomar um banho com shampoo ação detergente especial para seu pet.
Mesmo seguindo as recomendações dos especialistas a grande maioria das pessoas não quer expor seus animais ao risco e preferem não sair com eles na rua durante a pandemia.
Embora alguns donos optem por não sair com seus pets na pandemia, os cuidados não podem ser deixados de lado, como por exemplo:
- Manter consultas com veterinária
- Dar banhos
- Tomar as vacinas
Alguns donos preferem trocar banhos e tosas no pet shop por banhos caseiros em suas casas. Sabemos que corte de unha fica mais difícil e deve ser feito por um especialista, mas ainda sim, pode ser realizado na pandemia se o especialista seguir todas as medidas de higiene recomendadas e o protocolo de atendimento dos Pet Shops na pandemia.
Gatos e pandemia
Como falamos não existe comprovação científica se os gatos podem ou não transmitir o Covid-19 e infectar pessoas. Gatos também são animais independentes, gostam de sair de casa, andar soltos e dar longos passeios sozinhos. Por isso, se você tem um gato e tem medo que ele possa entrar em contato com alguém infectado pelo covid-19 e transmitir para você é melhor mantê-lo em casa.
Recomendamos que você fique vigilante e redobre os cuidados com seu gato, instale tela na sua residência para evitar que seu felino passei durante a pandemia.
Para quem tem gatos em condomínio ou casas que possuem muro mais baixos, opte por fazer telas de muro e eleve o tamanho da estrutura, como aquelas telas de campo de futebol. Essa é uma tela específica para limitar que os gatos escalem muros.
Gostou do artigo animais de estimação e covid ? Deixe um comentário ou compartilhe!
Comentários estão fechados.