Animais de estimação em condomínios: pode ou não?

Você sabia que um decreto de 2019 proíbe que síndicos ou gestores de condomínios não deixem os colaboradores andarem com animais pelos locais? Além disso, a lei ainda prova que não é necessário que se carregue os animais de estimação em condomínios no colo quando precisar passar por um elevador ou escadas. 

Em suma, quando se proíbem os animais nestes locais (principalmente no interior dos apartamentos), se está violando a propriedade. Se aquele local está sendo pago pelo morador, por que ele não pode ter direito de ter animais? Dessa forma, o direito de propriedade se torna violado e a nossa Constituição não permite isso. 

Principais reclamações dos animais de estimação 

As reclamações sobre os animais de estimação em condomínio são as mais variadas. Portanto, decidimos separar uma pequena lista sobre quais são as principais delas, observe: 

● Barulho: Muitos animais, inclusive cachorros, quando se assustam acabam fazendo muito barulho ou latindo. Até mesmo os Gatos, quando estão agitados podem se pendurar em objetos. Esse é outro fator que pode fazer com que seus vizinhos fiquem insatisfeitos. 

● Sujeira: Existem pessoas que passeiam com os bichinhos e não limpam os locais que eles sujam. Isso serve tanto para quem passeia pela via pública quanto para quem anda com eles pelo condomínio. Portanto, ande sempre com uma sacolinha e um paninho para limpar todas as sujeiras deles. 

● Mal cheiro: Quando não se faz a manutenção correta dos animais, é comum que eles comecem a feder mais que o normal. Isso pode acabar incomodando os vizinhos e fazer com que eles protestem contra o seu direito. Você possui o direito de ter um animal dentro da sua propriedade, mas não pode extrapolar o direito do outro de estar em um local limpo. 

Animais de estimação em condomínio

Bem, as ideias de animais podem acabar variando muito! Mas, geralmente são aceitos os animais que fazem menos barulho e que são mais higiênicos, possuindo um porte pequeno. Dessa forma, listamos quais são os principais deles. Continue a leitura para saber um pouco mais! 

Cachorros 

O mais recomendado é que eles sejam pequenos e que não façam barulhos. Por mais que a lei permita que animais possam estar dentro de condomínios, pode-se proibí-los quando fazem muito barulho e sujeira. 

Uma dica para se prevenir de possíveis transtornos, é deixar o ambiente limpo e higienizado. Dessa forma, leve o seu bichinho para tomar banho pelo menos uma vez por semana e também tome cuidado para que ele fique confortável e não faça barulhos exagerados. 

Fazer passeios regulares pode ajudar a deixar a saúde deles em dia, já que terão que ficar dentro de casa na maior parte do tempo. Além do mais, cães são bastante propensos e ganharem gordura corporal. Portanto, precisam muito de exercícios. Fazer a vacinação frequentemente também evita que eles ganhem doenças e fiquem doentes. 

Hamster 

São uns dos animais de estimação mais quietinhos e que não costumam incomodar a vizinhança. No entanto, deve-se ainda dar a devida atenção para eles em muitos fatores. 

Inicialmente, você deverá manter um potinho com água e trocá-lo várias vezes ao dia. Isso se deve pois os hamsters sujam com muita frequência esses ambientes. 

Animais de estimacao em condominios pet
Animais de estimação em condomínios 

Geralmente, eles costumam urinar no mesmo cantinho. Ou seja, deve-se limpar diariamente para que nem a gaiola e nem o seu bichinho comecem a feder. 

Para diverti-los, é interessante que os tire da gaiola e que utilize brinquedos pequenos. Eles adoram! É muito comum também que algumas pessoas ainda criem ambientes com obstáculos e entradas diferentes para que eles possam se enfiar lá dentro. 

Gatos 

Como eles ficarão presos a maior parte do tempo dentro de casa ou do apartamento, eles possuem uma enorme chance de ficarem obesos. Portanto, inicialmente se deve cuidar da alimentação dos felinos. Dessa forma, ofereça porções pequenas com água fresca em abundância. 

gatos em condomínio
Animais de estimação em condomínios 

Gatos são animais mais limpos que cachorros e tendem a fazer as necessidades apenas em locais adequados e que possuem areia. Por isso, tente adquirir uma caixinha para que possam fazer as necessidades sem causar mal cheiro a chamar a atenção dos vizinhos. Essa areia sanitária pode ser encontrada em supermercados e pet shops sem dificuldade alguma. 

Não bater no animal deve ser outro aspecto a ser ressaltado. Todos sabemos disso, mas, muitas pessoas continuam fazendo e insistindo em machucar esses bichinhos. No entanto, ao fazer isso, eles podem se tornar violentos e até mesmo te machucar. 

Peixes 

Essa é uma opção para quem deseja animais de estimação, mas que não possuem muito tempo livre. Os peixes não exigem tanta atenção e afeto quanto os cachorros, gatos e hamsters. 

Dessa forma, deve-se apenas analisar alguns fatores físicos como a filtragem da água e a alimentação adequada. 

Animais de estimacao em condominios 5
Peixes – animais de estimação para condomínio

Portanto, inicialmente, pense em adquirir um filtro. São eles que irão tomar cuidado com o ciclo da amônia (extremamente tóxica) que é liberada por eles durante as fezes e urinas. Já em relação à alimentação, não se esqueça que a ração não deve ter muita gordura e que você não deve despejar alimentos comuns como carnes fritas aos bichinhos. Isso servirá apenas para contaminar a água com óleo. Outra dica em relação à água, é trocá-la todos os meses e que ela possua pouca quantidade de cloro. 

Conclusões sobre os animais de estimação em condomínio 

Como podemos ver, os animais de estimação são aceitos em condomínios quando cuidados de forma adequada e que não cause transtorno aos outros vizinhos. Eles também não podem acabar tendo um tamanho elevado como vacas e cavalos pois não há espaço o suficiente para isso. 

Enfim, existem animais de estimação para todos os gostos! Se você tem dúvida de qual animal pode ou não pode no seu condomínio envie uma pergunta nos comentários! Ou clique aqui.

Comentários estão fechados.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência da sua visita oferecendo conteúdo e propagandas personalizadas, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito