Separamos um guia para você sobre as doenças caninas mais comuns nos cachorros. Essas doenças podem ser evitadas através da vacinação adequada.
Os cães estão suscetíveis a doenças quando não vacinados. Mas essas doenças podem ser transmitidas por outros animais para os cães.
Separamos aqui as doenças caninas mais comuns e que podem ser evitadas com a vacinação e os cuidados do dono desse animal de estimação.
Raiva
A raiva é uma das doenças caninas mais comuns. Ela é causada por um vírus. Esse vírus é transmitido pela saliva, mordida ou através de algum animal infectado que lambe a ferida do seu cão.
Além disso a raiva pode ser transmitida por animais selvagens, não necessariamente o vírus vem do cachorro. Alguns exemplos de transmissores de raiva para seu cão são os morcegos.
Agora você sabe que outros animais selvagens têm raiva e podem transmitir para seu cão. A raiva pode ser prevenida através da vacinação, por isso mantenha a carteira de vacinação do seu cão em dia.
Cinomose canina
A cinomose também é um vírus contagioso como a raiva. A doença acontece em cães filhotes e cães adultos. A cinomose canina é contraída através de secreções respiratórias de cães infectados e transmitida pelo ar pelas vias áreas do cão.
Quais os sintomas de cinomose canina?
- febre
- corrimento nasal
- tosse
- diarreia
- vômito
- convulsão
- paralisia
Essa doença em alguns cães infelizmente é fatal. Por isso, mantenha a carteira de vacinação do seu cão atualizada.
Parvovirose canina
O parvovírus é um vírus muito contagioso e que ataca o sistema gastrointestinal do seu cachorro. Alguns dos sintomas envolvidos na parvovirose canina são: vômito, febre e diarreia grave.
Parvovirose canina é transmitida quando o seu cão tem contato direto com as fezes de outros cães contaminados. Mas também é transmitido pelo contato direto com tigelas, coleira, piso e até a mão das pessoas que tiveram contato com outro cão infectado pela parvo virose.
Contaminação do cachorro com o parvovírus
Esse vírus é um dos mais resistentes e pode sobreviver até 2 meses no ambiente externo. E durante dois anos ao ar livre.
Infelizmente a parvovirose canina é uma das doenças virais que mais matam cães quando não recebem os cuidados corretos. A melhor prevenção para que seu cão não pegue parvovirose é a vacinação.
Gripe
A gripe é causada por uma infecção viral, os cães também estão expostos a um vírus. Mas o sistema imunológico do cão não é capaz de combater o vírus.
O vírus é transmitido pelos cães que passam a ser infectados ou expostos ao vírus influenza. Assim os cachorros pegam gripe.
Os sintomas de gripe no cachorro são as secreções respiratórias, é um dos sintomas mais comuns. Essa doença pode ser transmitida também através do ar, objeto contaminado, comedouros e coleira
O vírus permanece até 40 horas em superfícies internas e até 24 horas em roupas. Também fica até 12 horas nas mãos das pessoas. É importante ressaltar que as pessoas também podem transmitir o vírus da gripe para seu cão.
Gripe sem sintomas
Sabia que o cão também pode contrair a gripe e não apresentar os sintomas. O que significa que o cão está aparentemente saudável. Mas isso não impede de infectar outros cães.
Quais os sintomas da gripe no cachorro?

- Tosse
- Febre
- corrimento nasal
Atualmente existe uma vacina para gripe, mas não para todos os cães. Se você quiser saber se o seu cachorro pode não sou vacinado contra gripe consulte um veterinário.
Dirofilariose
A dirofilariose é uma doença causada por parasitas que se alojam no coração do seu cão. A dirofilariose causa danos aos pulmões, vasos sanguíneos e o coração.
Essa doença é transmitida por mosquitos e geralmente a infecção é associada a períodos mais quentes do ano e a regiões litorâneas.
Sintomas da dirofilariose
Alguns sintomas dessa doença no seu cão são:
- Tosse
- problema respiratório
- Fraqueza
- Perda de peso acentuada
Uma notícia boa a dirofilariose pode ser tratada, ela requer alguns exames para identificar se realmente existe um parasita no corpo de seu cão. Assim é possível que essa doença seja diagnosticada precocemente. Comumente no tratamento é utilizado vermífugos.
Doença de lyme
Doença de lyme é transmitida por uma bactéria adquirida através da picada do carrapato. Essa bactéria fica na corrente sanguínea do seu cachorro e pode se espalhar pelas articulações, causando dores.
Sintomas da doença de lyme
São: perda de apetite, vômito, dor, febre e inflamação articular.
Atenção alguns cachorros chegam a mancar e a sinalizar que estão com dores articulares. Fique atento a esse sinal.
Se essa doença não for tratada adequadamente, pode ser fatal para o seu cachorro. A doença de lyme pode ser prevenida através da vacinação adequada. E tratada com antibióticos. Mas sempre verifique se há carrapatos no seu Pet e no ambiente em que você o coloca seu cão.
Algumas alternativas para combater os carrapatos são os medicamentos e as coleiras anticarrapatos, abaixo algumas opções para você.
Todos os produtos acima ajudam a combater a doença de lyme, proteja seu cão.
Cuidados com o cão
Uma das obrigações do dono de pet é manter seu cachorro protegido. Isso acontece através da vacinação do cachorro. Sabia que seu cachorro possui uma tabelinha de vacinação? Sim e você deve ser segui-la todo o ano.
Mas se você não sabe sobre a vacinação, pergunte para seu veterinário. Toda vacina de cachorro não é obrigatória. Pois, não existe legislação que obrigue o dono a vacinar o cachorro, mas ela é necessária, pense no bem estar do seu pet. E vacine sempre seu cão.
Conclusão
A rotina de vacinação em dia além de ser fundamental para saúde do seu pet, ajuda você proteger seu cachorro das doenças que citamos aqui nesse artigo.
É importante ressaltar que protegendo seu pet das doenças, você também protege sua família. Se você ainda não sabe sobre o prazo de vacinação ou adotou um cachorro e não sabe se ele foi vacinado. Procure um médico veterinário, ele te ajudará e dará a carteirinha de vacinação para seu cão.
Gostou do artigo: Doenças caninas mais comuns nos cachorros. Compartilhe com mais pessoas.
Comentários estão fechados.