Os Labradores são cães originários do Canadá, mais especificamente da costa leste do país; da mesma região dos Landseers e dos Terras-Novas.
Saiba tudo sobre o cão labrador nesse texto, boa leitura!
História da raça Labrador
A história dessa raça de cães Labradores é outra que também é cheia de singularidades. A começar pelo fato de que eles descendem de antigos cães de caça aquáticos; animais que auxiliavam os pescadores (e também os caçadores) na dura arte de capturar um bom peixe.
E esses seus antepassados eram cães de pelagem robusta, com coloração preta, e que foram sendo domesticado aos poucos, até tornarem-se animais de estimação lá pela metade do séc. XIX na Inglaterra.
Já o seu nome completo, “Labrador Retriever”, ao que tudo indica, é uma referência à cidade de Labrador (Canadá), a sua terra natal. Enquanto o Retriever deve-se à singular habilidade que eles demonstravam em recuperar (“retriever”) os peixes que teimavam em escapar dos barcos.
Os exemplares da raça Labrador são “cães de caça aquáticos”.
Principais características
O cão Labrador, ou Labrador Retriever, é um exemplar típico da América do Norte. Tanto é assim, que eles estão entre os cães mais populares no Canadá e nos Estados Unidos – assim como também na Inglaterra.
Dentre as suas principais características, podemos destacar a obediência, não encontrada em nenhuma outra raça de cães. Além disso, eles são famosos pela amistosidade, prazer em ajudar, fácil adaptação ao convívio com estranhos, entre outras características.
Com efeito, podemos dizer que eles são cães de companhia por natureza, além de corajosos, dóceis, confiantes, seguros e dispostos como poucas raças dentro dessa comunidade dos Canideos.
Aparência da raça Labrador
Os Labradores são cães de médio porte, ou seja, os machos podem atingir uma altura na cernelha entre 55 e 57 cm (machos) e entre 54 e 56 cm (fêmeas). Além disso, eles possuem uma estrutura compacta e bastante equilibrada.
O crânio de um animal como esse é bastante destacado, assentado sobre um pescoço forte, em um perfeito equilíbrio com um peitoral amplo e com bastante profundidade.
Já a cauda de um cão dessa raça Labrador é uma “cauda de lontra”, robusta, levantada, e que, no passado, ajudava-o durante as suas duras investidas na água.
E com relação à sua pelagem, as cores oficialmente aceitas resumem-se ao preto, castanho e amarelo – e sempre curta, densa e composta por uma robusta camada de subpelo.
Saúde
As suas origens não deixam dúvidas: O Labrador Retriever é o típico cão de trabalho! Por isso eles precisam ser estimulados e solicitados a praticarem atividades físicas desde cedo. E caso isso não ocorra, uma série de distúrbios poderão acabar tornando-se companhias indesejadas na vida desses cães.
Por outro lado, eles também costumam apresentar algumas doenças hereditárias, como a displasia de cotovelo, distúrbios oculares, displasia coxofemoral e catarata.

Os diversos processos de cruzamentos os tornaram cheios de particularidades
Mas também atrofia da retina, osteocondrite e obesidade – todas essas doenças até certo ponto evitáveis por meio de uma rotina de atividades físicas e alimentação balanceada.
Por fim, a recomendação da maioria dos especialistas é a de que, em hipótese alguma, você adquira o exemplar de uma raça Labrador em um canil que não seja certificado. Pois somente estes são capazes de fornecer todas as certificações de vacinas e atestar a saúde e a qualidade dos seus irmãos, pais, avós e até mesmo dos bisavós.
Temperamento dessa raça de cães
O Labrador é um dos cães mais inteligentes do mundo! E só para que você tenha ideia do que estamos falando, esse animal encontra-se na posição 7 no ranking de inteligência canina que vai do 1 ao 80.
Dessa forma, ele notabiliza-se pela sua inteligência para o trabalho, não necessitando de mais do que 4 ou 5 comandos para que execute a contento a missão que lhe foi confiada.
Ademais, essa raça também chama a atenção pelas infinitas funções às quais se presta.
Se precisar de um cão-de-polícia, por exemplo, é só contar com eles. Mas se a sua necessidade é a de ter um cão-guia, não tem problema, os Labradores serão a escolha certa.
Assim como também serão a escolha certa como cães-de-resgate, de alfândega, de companhia, e para tudo o mais que o seu instinto de obediência e amor ao trabalho possam se prestar.
Os labradores possuem um QI acima da média
O preço e o cuidado com os filhotes dessa raça Labrador
O preço de um filhote dessa raça Retriever, como ocorre quase sempre, irá depender do local de aquisição e da qualidade dos ascendentes do animal.
Contudo, de um modo geral, é possível encontrar exemplares com valores que oscilam entre R$500,00 e R$ 2.000,00.
Já com relação aos cuidados com os filhotes, o recomendado é que logo aos 45 dias de vida eles façam a primeira visita a um bom veterinário. Dessa forma, poderão receber as vacinas Antirrábica, V8 e V10, além dos vermífugos e outras prescrições necessárias a essa raça.
Por fim, no que diz respeito à alimentação, recomenda-se só fornecer a eles rações para filhotes do tipo Premium. E essa ração deverá ser fornecida em 3 ou 4 porções diárias, até completarem seis meses, e de acordo com as indicações da embalagem.
Higiene
A raça de cães Labradores é uma daquelas que necessitam de alguns cuidados com relação às orelhas, por exemplo.
E para tal, basta proceder a uma limpeza na região externa com água oxigenada pelo menos 1 vez por semana.
Já com relação à pelagem, poucos cuidados ela exige; as escovações são praticamente desnecessárias; só sendo recomendado uma atenção especial ao desenvolvimento de parasitas – as nossas tão conhecidas pulgas e carrapatos.
E no mais, é dar sempre preferência aos produtos e objetos de limpeza comercializados em lojas de pet, como as escovas dentais, por exemplo.
E com relação a isso, a Academia Americana de Medicina Veterinária recomenda escovações diárias, ou ao menos 3 vezes por semana, de acordo com as suas possibilidades.
Conclusão
E para concluir, não custa lembrar, mais uma vez, que os cães dessa raça Labrador são típicos exemplares de cães de caça e companhia.
Por isso, tenha sempre em mente que não há como criar uma raça como essa, de maneira saudável, sem uma rotina rigorosa de exercícios e atividades físicas diárias.
Saiba, também, que os passeios em um ambiente natural (ao ar livre) são os eventos preferidos por essa raça de cães. Pois o que essa raça Labrador gosta mesmo é de pular, correr, cavar, nadar, e de tudo o mais que possa ser expressado pelo seu instinto ancestral de um “cão de caça aquático”.
Por isso, cuide bem do seu amigo! E caso queira acrescentar algo a esse artigo, fique à vontade para fazê-lo na forma de um comentário, logo abaixo. E aguarde as nossas próximas publicações.
Comentários estão fechados.