Tudo o que você precisa saber sobre o cachorro Maltês

Esse é um guia completo sobre o cachorro Maltês você irá saber tudo que precisa sobre o cachorro, confira nosso artigo completo abaixo. Boa leitura!

Origens da raça Maltês 

A raça Maltês faz parte daquela singular comunidade de “cães toys”. Ou seja, são quase como “cães de brinquedo”, pequenos, espertos, peludos e muitas vezes geniosos como poucos. 

Só para ilustrar, eles dificilmente ultrapassam os 25 centímetros de comprimento, vivem entre 10 e 12 anos e são os típicos cães de companhia. Ademais, eles cabem em qualquer espaço, dão pouco trabalho, e por isso mesmo também são conhecidos como “cães de apartamento”. 

Além disso, essa raça Maltês gaba-se de ser uma das mais antigas do mundo! Suspeita-se que os primeiros exemplares desses cães já eram criados no Egito Antigo por volta de 3.500 anos atrás!  

image 3

Essa raça já está entre nós há pelo menos 3.500 anos! 

Porém os relatos mais fidedignos dão conta de que essa raça tornara-se mais popular nas regiões marítimas do Mediterrâneo, onde eles eram caçadores natos. 

Dentre as suas principais características, está justamente o fato de eles serem excelentes caçadores de ratos, baratas, camundongos e de todo o tipo de praga doméstica que são o terror da maioria dos lares. 

O que se diz é que não havia armazém, navio ou porto onde eles não pudessem fazer um verdadeiro serviço de extermínio desses e de outros tipos de pragas urbanas. 

E foi justamente por isso que eles passaram a ser quase que endeusados por reis, rainhas, príncipes, princesas, e até mesmo poetas – que não perdiam uma oportunidade para “cantarem” as suas virtudes e infinitas qualidades. 

O comportamento dessa raça de cães 

Essa é uma raça que chama a atenção por ser das mais hiperativas, alegres, agitadas e brincalhonas que existem. Ou seja, não há desafio acrobático que eles não queiram cumprir a contento.  

Outra coisa que chama a atenção neles é o fato de, curiosamente, preferirem viver em pequenos espaços. Além disso, não são tão afeitos a longas caminhadas – algo como 25 ou 30 minutos diários serão tudo de que eles necessitam para estarem felizes e satisfeitos. 

Já com relação às crianças, essa raça Maltês é um verdadeiro show à parte. Não há desejo ou vontade dos pequenos que eles não apreciem satisfazer com entusiasmo.  

E por isso mesmo eles costumam ser excelentes cães de guarda, pois, se não coseguirem vencer pela imposição física, certamente irão conseguir por meio de latidos persistentes e vigorosos. 

Características físicas da raça Maltês 

Fisicamente eles são inconfundíveis! Em síntese, podemos defini-los como “pequenas bolas de pelos”, com não mais do que 20 ou 25 cm e com uma pelagem comprida, sedosa e quase sempre na cor branca. 

Além disso, eles possuem uma cauda volumosa, orelhas totalmente cobertas com a pelagem e um peso em torno de 4 quilos (machos) e 3 quilos (fêmea). 

Por isso eles são considerados os típicos cães de pequeno porte, com um crânio mediano, focinho em forma de cone, olhos escuros e amendoados. Além de possuírem um pescoço oblongo, andar elegante, porte esbelto, entre outras características de um cão de companhia por excelência. 

Maltês
Maltês

Os cães malteses são os típicos cães de apartamento 

Principais cuidados  

Como não poderia ser diferente, a longa pelagem desses cães malteses acaba exigindo um cuidado redobrado com relação a escovações periódica. Ou seja, elas precisarão ser feitas pelo meno 2 vezes por semana, e ainda com tosas higiênicas pelo menos a cada 30 dias. 

Outra coisa interessante a respeito dessa raça, é que ela é uma daquelas que não tolera grandes períodos de solidão. Inclusive são capazes de desenvolver a singular “Síndrome do Abandono em Cães”, que pode até mesmo levá-los à morte caso não seja tratada a tempo. 

E por serem cães extremamente peludos, esses malteses também exigem cuidados específicos com relação à limpeza das orelhas, barbichas e olhos. 

E como uma técnica simples de higienização, recomenda-se seguir os seguintes passos: 

  • Sempre tape ambos os ouvidos com um algodão antes de levá-los ao banho. Logo após, realize uma limpeza do ouvido com produtos conhecidos como “ceruminolíticos” – facilmente encontrados em lojas de pet; 
  • Coloque-o confortavelmente sobre o seu colo com o ouvido corretamente voltado para cima. Feito isso, aplique o número de gotas indicado na embalagem; 
  • Finalize a operação com pequenas massagens com o indicador e o polegar na parte de baixo do ouvido; 
  • E para incrementar ainda mais a operação, utilize o produto com uma gaze ou pedaço de algodão para realizar uma limpeza externa do ouvido; 
  • Realize esse procedimento pelo menos 1 vez por semana. 

Qual o preço de um cachorro maltês?

Como todo cão com padronagem reconhecida internacionalmente, o investimento para aquisição de uma raça Maltês é consideravelmente alto.  

Isso quer dizer que dificilmente você irá conseguir um exemplar por menos de R$1.500,00. Principalmente se ele vier com todas as vacinas em dia e com os principais certificados de reconhecimento da raça. 

Problemas de saúde 

Já com relação aos problemas de saúde, podemos dizer que eles são relativamente sensíveis a alguns tipos de transtornos. Entre eles, a traqueobronquite, parvoviroses, hepatite, cinomose e alguns tipos de dermatites – nesse último caso, em razão da sua densa pelagem. 

Ademais, com a idade, eles também podem desenvolver a famigerada luxação da patela, má formação do canal arterial, obesidade, entre outros distúrbios que podem ser minimizados com a prática de atividades físicas (desde filhotes), alimentação ultrabalaceada e com o rigor na higienização da sua pelagem. 

Curiosidades da raça Maltês 

Sem dúvida, a principal curiosidade dessa raça está na sua antiguidade. Na verdade ela vai além disso, já que até mesmo a estátua de um cão Maltês foi erguida na cidade de Faiyum, no médio Egito – uma espécie de homenagem às suas qualidades. 

Mas engana-se quem pensa que as homenagens aos cães malteses se resumiram a apenas e tão somente uma simples estátua em uma singular cidade do Egito Antigo. Longe disso!  

Saiba que eles também foram temas para os versos do poeta latino Marcial, foi fonte de preocupações do lendário Charles Darwin e foi um dos melhores amigos do não menos lendário imperador romano Tibério Cláudio (10 a.C. a 54 d.C.). 

Sem contar que tiveram os seus rostos modelados em vasos, ânforas, pisos, dentre inúmeras outras formas que, tanto egípcios como gregos, encontraram para levar-lhe as características e eternizar a sua fama de caçadores natos. 

image 5

A “Síndrome de Abandono em Cães” é bastante comum nessa raça 

Dicas 

E, por fim, como uma dica para os que pretendem aproveitar-se de todas as características dessa raça, recomenda-se não descuidar dos passeios diários; isso porque o estresse é uma das primeiras consequências do isolamento na rotina desses animais. 

Sempre que possível, também, permita que ele saia à caça de roedores, lagartos ou baratas. Dessa forma, além de exercitarem as suas antigas habilidades ancestrais, eles também terão onde descarregar toda a sua energia. 

E no mais é só presenteá-los com doses generosas de amor e carinho – as principais ferramentas para a manutenção da saúde e do bem estar dessa raça de cães.  

E jamais esquecendo, mais uma vez, que, como qualquer ser vivo, essa raça Maltês necessita de muita, muita atenção e cuidados redobrados.  

Por isso, antes de adquiri-los, certifique-se de que realmente possui o tempo e o amor que esse tipo de animal costuma exigir. E assim faça com que essa relação seja saudável, alegre e satisfatória para todos. 

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário e continue compartilhando os nossos conteúdos. 

Comentários estão fechados.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência da sua visita oferecendo conteúdo e propagandas personalizadas, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito