Guia Completo De Raças: Conheça Tudo Sobre O Pitbull

A raça Pitbull, ou mais precisamente “American Pit Bull Terrier”, é considerada um fenômeno.  Confira tudo sobre esse cachorro nesse Guia.

História do Pitbull

Primordialmente, esse membro da família Canidae deu o ar de sua graça em fevereiro de 1898, quando surgia para o mundo o lendário Bennett’s Ring, do proprietário Chauncey Bennett. 

Logo após, deu-se o seu reconhecimento oficial pela United Kennel Club (UKC), na Inglaterra, justamente o país onde estão as suas origens.  

Porém essas origens da raça Pitbull ainda é alvo de inúmeras controvérsias. Acredita-se que algo como um Pit Bull Terrier já existisse desde 1845 na Inglaterra; e ao que parece esses primeiros exemplares teriam sido levados para os Estados Unidos – o país onde eles tornaram-se populares e de onde partiram para o mundo. 

Inicialmente, a raça foi criada para auxiliar os fazendeiros em suas lidas diárias. Mas não demoraria muito para que a sua força descomunal e agilidade incomparável chamassem a atenção das rinhas de cães – um destino cruel e que ajudou a popularizar, ainda mais, a sua fama de cão bravo e implacável. 

pitbull
Pitbull

Principais características da raça de cães Pitbull  

Os cães dessa raça pertencem à família terrier-mastiff (bull), a mesma dos buldogues, bulls terriers, staffordshires, entre outras.  

Além disso, eles são cães do gruo AKC (EUA), com um peso que oscila entre 10 e 36kg e altura na cernelha entre 35 e 61 cm. 

Ademais, eles apresentam-se com pelagem variada, podendo desenvolver a coloração branca, marrom, chocolate, fulva e até mesmo preta. 

Sem contar que você também poderá encontrar por aí belos exemplares da raça Pitbull (dentro dos padrões exigidos) com pelagens tigradas ou manchadas, sempre lisas, corretamente distribuídas pelo corpo e bastante densas – sem soltar pelos. 

Eles possuem ainda um crânio que pode ser mais definido como um imenso “tijolo”; mais destacado nas laterais da boca; onde desenvolvem-se os seus poderosos maxilares; e tudo isso sobre um pescoço robusto e muito bem torneado. 

Mais abaixo, um tórax bastante arqueado, dilatado e profundo desenha uma estrutura bastante equilibrada.  

E apesar de tamanha estrutura, curiosamente, os Pitbulls chamam bastante a atenção pela sua agilidade, sendo poucos os cães que se lhes comparam quando o assunto é o equilíbrio entre força, leveza e agilidade. 

Qual o temperamento desses Pitbulls? 

Essa aqui talvez seja, sem dúvida, a principal singularidade dessa raça. Mesmo tendo sido varridos de 7 países, muito por conta da fama de cães bravos e implacáveis, os Pitbulls, acreditem, estão entre os cães mais dóceis e agradáveis que existem.  

Isso mesmo! Um dos mais dóceis! 

De acordo com os especialistas e criadores da raça, a fama de violenta que ela acabou ganhando deve-se, e muito, à forma como passou a ser criada pelos seus donos.  

Não se sabe bem por que cargas d’água, mas tornou-se uma verdadeira febre o hábito de criar esses cães sob uma violência e maus tratos extremos.  

E o resultado disso é que hoje é bem mais fácil encontrá-los com essa característica de ferocidade, mesmo não se comparando aos rottweilers, por exemplo, quando o assunto é bravura.  

Na verdade 10 entre 10 especialistas nessa raça garantem que os Pitbulls são os típicos cães de companhia, dóceis, apaixonados por crianças e incapazes de atacar até mesmo os estranhos – desde que, obviamente, sejam educados para isso. 

pitbull
pitbull

Principais curiosidades da raça de cães Pitbull 

E dentre as principais curiosidades que cercam essa raça, podemos destacar algumas, como por exemplo: 

  1. A raça já foi banida de 7 países – Isso mesmo! Dinamarca, Noruega, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica e Porto Rico, são os países que não querem ver nem de longe essa raça de cães, que tornou-se um fenômeno de impopularidade em quase todo o mundo; 
  1. Eles eram os cães “faz-tudo” – Essa é uma outra singularidade dessa raça de cães Pitbull. Só para ilustrar, lá pelos idos do séc. XIX e início do XX, eles eram chamados de “cavalos dos pobres”, muito por conta do seu talento incomparável na lida com o gado e outros rebanhos; 
  1. Também já foram conhecidos como “Cães babás” – Cães babás! Acreditem! Isso lá por volta dos anos 50, quando, curiosamente, eram os mais apreciados como cães de companhia para crianças; 
  1. Um campeão em tarefas domésticas – Um Pitbull, o Banddog Dread, é o cão com o maior número de habilidades em tarefas. Por isso os seus feitos estão relatados em um livro, o “The Working Pit Bull”, como um dos fatos mais curiosos sobre esse universo da família Canidae. 

Quanto custa um filhote? E como educá-los? 

Os preços de um filhote dessa raça Pitbull podem variar bastante, a depender do país e do local de aquisição. No entanto, de um modo geral, eles costumam variar entre R$1.400,00 e R$2.000,00.  

Mas para que possam valer esse investimento, eles precisam de cuidados específicos. 

Em síntese, eles precisarão tomar as vacinas Antirrábica (dose única), V8 e V10 (Polivalentes, 3 doses com um espaço de 3 semanas entre elas); e além disso você deverá administrar-lhes vermífugos e antigripais.  

Porém essas administrações deverão ser feitas sob prescrição de um veterinário, que deverá atendê-los logo aos 45 dias de vida e depois ao menos a cada 6 meses. 

Já com relação a passeios, saiba que essa raça Pitbull é muito ativa, energética e brincalhona quando filhote. Por isso, eles irão requerer sessões de adestramentos desde cedo, como os do tipo “básico”, “agility”, “comportamental”, entre diversos outros

pitbull

Higiene e cuidados 

Essa raça de cães Pitbull não é das mais exigentes com relação a cuidados e nem é daquelas que apresentam muitos problemas de saúde. No entanto, a displasia coxofemoral e problemas de pele podem ocorrer. Além disso, com a idade, eles podem desenvolver cataratas e doenças cardíacas. 

Mas esses são eventos geralmente ligados à idade, e que podem ser evitados com uma rotina de exercícios, adestramentos e muita, muita atividade física desde filhotes. Com isso, eles irão desenvolver-se adequadamente e viver entre 12 e 16 anos tranquilamente. 

Dicas  

Como a principal dica para os que pretendem criar essa raça de cães Pitbull, os especialista geralmente recomendam o adestramento quando ainda filhotes.  

Ademais, eles precisarão conviver desde cedo com crianças, estranhos e outros animais; dessa forma eles crescerão totalmente sociáveis e como excelentes cães de companhia. 

E para concluir, não esqueça! Todo cão, independentemente da raça, é apenas e tão somente o puro reflexo da personalidade dos seus donos.  

Portanto, se quiser ter em casa uma fera brutal e implacável, é isso que você terá. Porém, se quiser ter em casa um cão de companhia, agradável e brincalhão, basta apenas criá-lo em meio a um ambiente feliz e saudável.  

Não esquecendo, também, que, assim como todo ser vivo, os Pitbulls necessitam de imensas e generosas doses de amor, respeito e carinho; pois são tudo de que eles precisam para crescerem fortes, saudáveis e com todas as suas características. 

E caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo na forma de um comentário e aguarde as nossas próximas publicações. 

Comentários estão fechados.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência da sua visita oferecendo conteúdo e propagandas personalizadas, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito