O Pug é uma raça muito adorável. Teve seu surgimento na China e se tornou muito popular.
O Pug é um cachorro de porte pequeno, podendo chegar a pesar até 8 quilos, é muito conhecido por ser um cão de companhia fiel ao seu dono.
É extremamente adaptável aos ambientes. Sua raça possui limitações como de respiração, dificuldades de ficar sozinho e possuem um odor muito forte.
Se você ficou curioso para saber mais sobre o Pug está no lugar certo.
Leia até o final!
Qual é a raça do cachorro Pug?
Pug é uma das raças mais antigas existentes, possuindo milhares de ano sua existência surgiu através de um cruzamento de três raças diferentes lo-zse, pequinês e o lion dog na China.
Ao final do século XVI a China começou a negociar os cães com países europeus como Portugal, Espanha, Holanda e Inglaterra, que foram levados ao ocidente como presente, começando assim a popularidade do Pug na Europa.
Como surgiu a raça pug?
Os Pugs eram cães de realezas e pessoas famosas na época, existiam diversas pinturas sobre eles.
No século XX escreveram um livro sobre os cães da China e do Japão, falando as diferenças entre Pug e pequinês, onde os Pugs tem pelagem curta, sua pele é muito solta e elástica.
Por conta de sua pelagem curta e pele enrugada os Pugs eram muito mais vistos pelos chineses que procuravam três rugas com o caractere que significava príncipe em chines.
O grande impacto na raça ocorreu em 1868 quando dois Pugs chineses puros de linhagens do imperador foram cruzar na Inglaterra, produzindo um filhote que tem as características do Pug que conhecemos atualmente.
Comportamento do pug
Pug é um cachorro muito fiel ao dono, além de ser muito fácil de se apaixonar por ele. Ele é um cachorro muito apegado aos donos e muito sociável, apesar de serem muito preguiçosos e não gostarem de atividades físicas eles amam brincar e ficar no colo.
Como todo cachorro pug é necessário que a socialização com outros animais e crianças pequenas seja realizada desde filhotes, mas eles não costumam apresentar problemas nesse aspecto se apresentados mais tarde.
Ele é um cachorro que se adapta bem em todos os locais, principalmente os pequenos desde que sejam frescos e arejados.
Apesar de seu tamanho possuem uma grande força de vontade e uma doçura inigualável.
Qual o tipo de pelagem do Pug?
Os Pugs possuem uma pelagem bem curtinha, fina e macia. A raça possui as cores: prata, abricó, fulvo, preto e branco. Com focinhos e orelhas pretas fazendo parte da característica pelagem.
Pug fulvo e abricó essas duas cores acabam sendo chamadas de fulvo, porém Pug abricó é aquele que possui a pelagem mais alaranjada, enquanto o fulvo é mais puxado para o creme, podendo ter diversas variações desses tons.
Pug preto é a segunda cor mais comum atras do fulvo. Ela não era muito reconhecida, mas com o passar do tempo ganhou o seu espaço.
Pug branco, eles não são albinos, pois não possuem anomalias em sua coloração e possuem a coloração preta em sua cara. A cor branca é muito rara de se encontrar.
Pug prata ou cor do luar, ele é muito mais raro de ser encontrada do que a cor branca.
Pugs são considerados uma raça que perdem muitos pelos ao longo do ano, podendo ter diferença entre as cores da pelagem, variando de moderado a grave a perda de pelos, sendo causada pelo fator da idade ou estação do ano. A escovação diária é muito recomendada para que os pelos não caiam na casa.
Como educar um filhote de Pug?
Como todo filhote de cão os Pugs fazem suas necessidades no lugar errado por não conseguirem controlar.
Se você quer ensinar o seu Pug a realizar as suas necessidades no lugar correto você deve aumentar a quantidade de lugares para ele realizar suas necessidades, colocar seus potes de água e comida sempre no lugar próximo que ele realiza suas necessidades e ir sempre junto com ele mostrando o lugar correto.
O lugar que ele realiza suas necessidades deve ser um jornal, tapete higiênico, grama ou algum cantinho que você separou para ele.
Nunca fique bravo ou de broncas se ele realizou suas necessidades no lugar errado, pois o reforço negativo sempre prejudica, leve-o até o local que ele realiza sua necessidade e mostre a ele. Quando ele realizar a necessidade no local correto elogie e de um agrado como um petisco, pois ele irá repetir o comportamento para ser recompensado novamente.
Todo adestramento e ensinamento leva tempo, você deve ter muita paciência e calma para que seu cachorro aprenda.
Como adestrar um Pug?
Apesar dos Pugs terem uma ótima personalidade eles são muito teimosos, tornando essa tarefa de ensiná-lo a sentar desafiadora. O recomendado é que você inicie o processo de adestramento desde filhote, pois como crianças eles aprendem mais fácil quando pequenos.
O Pug é um cão que possui um período muito curto de atenção, podendo acabar se distraindo. Para o manter focado utilize o comendo foco colocando-o o dedo no nariz, quando ele se concentrar no dedo no nariz de a ele um petisco. Você deve realizar esse comando foco aumentando o período de tempo.
Quando ele já aprendeu a focar ensine a ele o comando básico sentar. Sempre fale a ele senta da mesma forma para que ele aprenda. Utilize muito o reforço positivo com petiscos sempre que ele sentar da maneira correta.
Quanto mais você se mostrar positivo, alegre e firme mais o cachorro se mostrará comportado e obediente para te agradar. Lembre-se 15 minutos diariamente é necessário para que o cão aprenda.
Como fazer um pug ficar quieto?
Como crianças os Pugs filhotes são bem agitados, para acalmá-los e faze-los parar de morder tudo você deve comprar brinquedos para estimular o crescimento dos dentes e também acalmá-los nessa época de crescimento.
Quando ele já tomou todas as vacinas necessárias é indicado que você passeie com ele todos os dias para que ele gaste sua energia.
Quando ele estiver calmo e relaxado de a ele um petisco, para que ele entenda que se ele tiver esse comportamento ele será recompensado.
Quanto custa um filhote de pug no Brasil?
Você ficou interessado e quer comprar um Pug? Como todo cachorro de raça pura seu preço pode variar dependendo do pedigree, sua linhagem e do canil.
Seu preço varia de 1.500 a 3.000 reais. Lembre-se que é importante sempre pedir os registros do pedigree do cachorro e de seus pais para ter certeza que eles são de puro-sangue.
Quer saber mais sobre a raça pug? Continue acompanhando o Guia Brasil Pets, veja nosso guia de raças de cães completas.
Também fizemos esse outro texto sobre o pug ensinando a limpar as rugas faciais do dog, veja aqui.
Comentários estão fechados.