Guia completo raça maltês: Conheça tudo sobre o cachorro

O maltês é uma raça que possui uma característica única, a pelagem branca e macia. O maltês é um cão dócil, esperto e extremamente brincalhão. Esse é um guia definitivo para conhecer a raça maltês, ideal para os donos e os interessados em comprar o maltês

A raça maltês tem uma aparência delicada, isso pode enganar muitas pessoas, pois o cão é cheio de energia. Ele é lindo, por isso é um dos cachorros mais famosos do mundo e o queridinho das celebridades 

raça maltês

A raça maltês adora se movimentar, é extremamente energética e tem predisposição a obesidade, pois o cachorro maltês possui o metabolismo lento. Por isso, seu dono deve incorporar uma rotina de exercícios físicos.  

Características do maltês  

  • Dura em média 15 anos  
  • Raça tem 25 cm de altura 
  •  O seu peso médio é de 4 kg 

Comportamento 

É um cão extremamente adaptável e sociável. Sabia que o cão maltês é ideal para caminhar, ele aguenta muitos quilômetros e caminha até por 1 hora. Se você quiser um cachorro companheiro e que adora caminhar a raça maltês, é a raça certa!    

Curiosidades sobre a raça Maltês  

O maltês é uma das raças mais antigas do mundo. Foi representado em diversas obras de artes como Goya. Veja: 

Francisco de Goya quadro do cachorro maltês
Francisco de Goya quadro do cachorro maltês

O cachorro maltês apareceu também nos relatos dos antigos egípcios, eles acreditavam que a pelagem do cão era terapêutica e poderia curar doentes. Por isso, era comum fazer luvas com o pelo do maltês, esse era um hábito comum para curar enfermidades.  

Sabia que os cães maltês são os queridinhos das celebridades, Bruna Marquezine por exemplo tem uma cachorra da raça maltês, chamada Luna. 

raça maltês - cachorro de bruna marquezine luna - luna cachorra da bruna marquezine

História 

A origem do maltês não é definida. A raça poderia ter surgido da Ilha de Malta, por isso o nome como referência a ilha “maltês”. Porém, existem registros do cão maltês na Grécia e informações dele com os antigos egípcios. Então, não sabemos ao certo a origem do maltês.

Tudo indica que o cão maltês poderia ter vindo da região mediterrânea, nas ilhas de Malta, que fica entre a Sicília e a costa da África (norte). Mas isso não foi confirmado. 

Alguns pesquisadores afirmam que o cão maltês era uma raça destinada a caçar roedores e camundongos em cidades litorâneas.  

Sobre a raça 

O American Kennel Club, maior clube de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, registrou em 1888 o maltês.  

Depois desse ano a popularidade do maltês cresceu e a raça se tornou uma das mais conhecidas do mundo. 

Como saber se o cachorro maltês é puro? 

O maltês é pequeno, tem um corpo alongado e um focinho ligeiramente longo. Os olhos são escuros e a expressão é bem atenta. 

Cão da raça maltês
Cão da raça maltês

A pelagem é uma das coisas mais lindas, pode ser totalmente branca, os pelos brancos são mais comuns. Os pelos do maltês são longos e escorrem pela cabeça e o corpo. 

Quanto custa um filhote fêmea de maltês? 

O preço do filhote maltês varia em média de 1.500 reais a 5.000 mil reais. Sempre compre ou adote os filhotes do maltês em um canil de confiança. 

Personalidade  

  • Adora se divertir com seu dono  
  • Não dispensa carinho 
  • Brincalhão 
  • Fácil de lidar 
  • Dócil 

raça maltês é uma raça de cachorro que requer constante atenção, pois o maltês sempre está procurando atenção dos donos. É um cão super gentil e não estranhe se ele for com desconhecidos que chegam na sua casa.

É uma raça ideal para conviver com crianças e outros animais. Tem fácil adaptação, geralmente é recomendado para donos com mobilidade reduzida e idosos. São bons companheiros.

Onde encontrar filhotes de maltês? 

Em um canil especializado na raça maltês, procure canis de confiança que trabalham com a raça pura do maltês.

É importante comprar um filhote em local de confiança que forneça o pedigree do maltês. É preciso conhecer sobre a linhagem do cão, para descobrir se existem problemas de saúde relacionados aos pais e problemas relacionados ao temperamento do cachorro. 

Como educar um filhote de Maltês? 

Para educar o filhote a fazer xixi no tapete higiênico, sempre leve o filhote de maltês após comer para o tapete higiênico. E após ele fazer xixi ou coco recompense ele com um petisco. 

O filhote de maltês tem que aprender a respeitar a hierarquia da casa. Porém, precisa de um adestramento desde de filhote. Ele não pode ficar longos períodos longe do seu dono, é extremamente apegado à família. 

Maltês cuidados 

Um dos cuidados mais importantes com o maltês é sobre a famosa “ansiedade de separação”. O cão não pode ficar longos períodos sem o dono e sozinho. 

Higiene do Maltês

Sobre os cuidados de higiene: a pelagem do maltês é um dos cuidados necessários. A pelagem é cumprida requer cuidados diários, como, por exemplo escovas de pino ou aço inoxidável para pentear os pelos do cachorro. Afinal eles não podem embaraçar. 

Sobre higiene do Maltês, ele deve tomar banho quando seu pelo ficar cinza ou com o aspecto de sujo. Quando o pelo fica cinza está na hora de tomar banho.  

Como o Maltês tem pelos grandes sempre é preciso pentear os pelos do cachorrinho. Remova os pelos mortos, passe condicionadores e xampus especiais para raça.

O importante é que você sempre use os produtos ideais para seu cachorro e retire todo o resíduo do xampu e condicionador dos pelos, para depois secar.  

Higiene bucal 

Um ponto a destacar sobre o maltês são sobre os dentes. Os dentes precisam ser bem escovados para evitar o tártaro e o mau hálito da região bucal.  

Peculiaridades

Existem peculiaridades da raça maltês como, por exemplo: ela pode apresentar complicações cardíacas e cansaço em excesso. Caso isso aconteça, procure imediatamente um médico veterinário.  

Outro ponto a destacar é sobre os bons hábitos e a atividade física regular para o maltês. O maltês é um cão famoso nos esportes e competições caninas, se destaca em competições como agile e obediência, tente colocar o seu cachorro em uma dessas competições caninas. 

Atenção com a escovação dos pelos do maltês, pois eles podem embaraçar e desembaraçar o pelo pode causa dor ao seu cachorro. Por isso algumas pessoas recorrem pelos bem curtinhos e definidos a raça maltês. 

Comentários estão fechados.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência da sua visita oferecendo conteúdo e propagandas personalizadas, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito