Os gatos são um dos animais domésticos mais conhecidos no mundo, eles possuem personalidade forte, são elegantes, independentes e misteriosos. Mas você conhece todas as raças de gatos?
Existem muitas raças de gatos ao redor do mundo. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre as raças dos gatos fique atento ao texto!
Tenha uma boa leitura.
Como surgiram os primeiros gatos?
De acordo com o estudo científico realizado pela Revista Science, o gato doméstico é descendente do Felis Silvestris Lybica, onde se originou do cruzamento de cinco espécies selvagens diferentes.
Por meio de testes de DNA, os cientistas descobriram que o gato selvagem possui o mesmo DNA que o gato doméstico em países distintos como: Israel, Emirados Árabes, Bahrein e Arábia Saudita.
Apesar do estudo apontar que os gatos domésticos vieram em cima de cinco gatos selvagens, não quer dizer que o animal foi domesticado cinco vezes.
Possui indícios que o gato selvagem foi domesticado e a partir daí foi cruzando com diferentes gatos selvagens, conforme iria se adaptando ao ambiente.
Qual a origem do gato doméstico?
A domesticação desses animais surgiu por volta de 10 a 12 mil anos atrás por necessidade humana. Os agricultores começaram a cultivar os cereais, mas os cereais atraiam os roedores, por isso atraiam os gatos para os locais humanos por meio da caça aos ratos. Os gatos domésticos começaram a caçar ratos que invadiam o armazenamento dos cereais.
Por que o gato foi tão importante para os egípcios?
Os gatos no Egípcio eram considerados sagrados. Eles eram venerados e existiam leis que proibiam os gatos a serem levados para fora do Egípcio, quem era pego levando o gato para outros países ou matando-os recebia a pena de morte. E quando um gato morria de forma natural por idade ou doença ele era mumificado e seus donos tinham que usar roupas de luto.
Com todas essas leis do Egípcio acredita-se que tenha sido o povo Fenício que levaram os gatos em suas embarcações para a Europa em torno de 900 a. C. direto para a Itália.
Com a invasão dos romanos ao Egípcio os gatos começaram a seguir as tropas e se disseminaram por toda a Europa. Chegando a Inglaterra onde o príncipe de Gales ditou varias leis aos felinos. Entre uma das leis que quem matasse os gatos teria que pagar com grãos de trigo.
Como surgiram as raças de gato?
Durante muito tempo os gatos são bem acolhidos pelos seres humanos, são excelentes animais domésticos além de caçadores. A caça dos gatos foi muito bem usada para o combate da peste bubônica, pois eles caçavam os ratos que transmitiam a doença.
Porém não foi sempre que os gatos foram bem vistos pela humanidade. Na idade média os gatos eram considerados como demoníacos, e os gatos que passaram a fazer parte desses cultos eram vistos como gato de bruxas e bruxaria, principalmente os de cor preta.
As pessoas que eram vistas com gatos eram nomeadas como bruxas e eram queimadas vivas.
Nessa época muitas vidas de gatos foram perdidas, pois eles eram capturados, caçados, perseguidos e queimados em fogueiras. Causando uma diminuição da população de gatos.
Foi nessa época que surgiu a superstição que é conhecida até hoje sobre os gatos pretos darem azar.
Demorou anos para que os gatos fossem aceitos novamente, ganhando a confiança de todos.
Qual a contribuição do gato para humanidade?
Hoje em dia os gatos são um dos animais domésticos mais populares no mundo. São ótimos companheiros para as famílias, além de serem utilizados ainda por agricultores por serem uma das formas mais baratas de eliminar os roedores.
No Brasil os felinos fazem o maior sucesso por não exigirem cuidados muito extremos, além de conviverem em lugares menores dentro de casa.
10 raças dos gatos mais populares no mundo
Depois de você ter lido a história do surgimento dos gatos e de como ele se tornou tão popular nas casas. Os ingleses tiveram a ideia de criar profissionalmente os gatos e produzir novas raças, criando cruzamentos seletivos para trazer melhores características aos gatos.
Com o cruzamento de gatos surgiram muitas raças, tornando-os com características diferentes.
Algumas raças de gatos estão mais presentes no Brasil. Fique atento a lista das raças mais populares brasileiras que preparamos para você!
Persa
É o gato mais preferido no Brasil e em todo mundo. A raça de gato Persa possui uma pelagem longa e macia, seu focinho plano o deixa com uma cara de mal.
Mas, de mal ele só tem a cara mesmo, pois ele é muito tranquilo e dócil, além de se dar muito bem com as crianças, gostam muito de brincar e parecem um verdadeiro rei. O Persa recebeu esse nome, pois sua origem é da Pérsia.
Siamês
O gato siamês verdadeiro possui uma aparência marcante e adorável com seu pelo mais claro, seu rosto e patinhas mais escuras, possuem olhos claros.
O gato siamês é muito sociável e leal, além de gostar muito de brincar, é apegado aos seres humanos.
Himalaia
É uma raça de gato mais nova, surgiu na década de 50 com o cruzamento de gatos persas com siameses. Ficando com o corpo peludo do persa e as cores únicas do siamês.
Esse gato é conhecido como gato persa himalaia ,é um gato calmo que se diverte com qualquer tipo de brinquedo, não gosta de realizar muitos saltos.
Maine coon
O Maine coon é mais conhecido por ser um gato gigante é uma das maiores raças de gatos domésticos no mundo, podendo chegar ate 100cm e pesar até 14 quilos.
O maine coon gato é considerado a raça americana de pelo longo mais antiga do mundo. Sua origem é desconhecida. Ele é muito gentil e tem uma ótima habilidade para caçar.

No Brasil o maine coon gato existe a pouco tempo. Mas ele impressiona os brasileiros pelo tamanho, por isso é conhecido como gato gigante!
Maine coon gato tamanho
Angorá
O gato angorá é um gato Turco de olhos claros podendo ter olhos de cores diferentes e pelos longos. São muito dóceis e se dão muito bem com humanos.
Apesar de serem muito caseiros eles gostam de escalar árvores e observar o mundo de cima. Os gatos angorás que hoje conhecemos não são os originais, pois vieram de muitas linhagens.
Siberiano

Os gatos siberianos são um dos mais preferidos no Brasil, eles são de origem russa, são majestosos e possuem pelo longo, macio e grosso. São muito carinhosos e gostam da interação com humanos e não gostam de ficar sozinhos.
Sphynx
Para quem gosta de ter uma raça de gato rara procure pelo gato sphynx. Ele é totalmente sem pelagem e possui orelhas compridas, tendo um visual bem diferente do acostumado. Ele é muito carinhoso, dócil e companheiro.
Burmese
O gato burmese originou na Tailândia, possui bochechas gordinhas e redondas. Ele é uma das raças de gatos mais inteligentes, além de ser muito brincalhão, carente e tranquilo.
É muito comum a raça burmese no Brasil

Ragdoll
O ragdoll é gato de grande porte, sua tonalidade de pelo e peso varia de acordo com sua idade. Ele é dependente e dócil.
É uma raça nova que foi criada na década de 60 no norte da américa.
Gato de pelo curto brasileiro
Existe uma raça de gato chamada pelo curto brasileiro, essa raça é originaria do Brasil. Isso mesmo temos nosso gatinho nacional!
O Gato de pelo curto brasileiro criou seu proprio padrao de pelo, ele nao se enquadrava em nenhuma raça de gato conhecida. Os olhos desse gato são mais oblicos, nariz da largura da ponta, patas redondas e possui corpo musculoso.

Sobre a personalidade do gato brasileiro ele é elegante, ágil e forte.
Eai? Qual das 10 raças de gato você gostou mais?
Confira mais artigos sobre gatos e pets no Guia Brasil, te esperamos lá.
Comentários estão fechados.