A raça Shitzu pertence à singular comunidade dos “cães toys”. Além disso, eles são típicos “cães de apartamento”, requerem pouco espaço e são alegres, energéticos e brincalhões como poucos.
Confira tudo sobre o Shitzu nesse texto completo, boa leitura!
Características do Shitzu
É curioso saber que apesar do porte discreto (não mais do que 27 ou 28cm), eles atuam como excelentes cães de guarda. Isso porque, ao menor sinal de um intruso, uma chuva de latidos e corridas desabaladas surgem para fazer de imediato qualquer invasor desistir.
Fisíco
Um Shitzu pode viver entre 12 e 15 anos, pesam entre 4 e 8 kg, possuem uma pelagem abundante e sedosa, e por isso mesmo requerem alguns cuidados especiais de higiene e limpeza.
A raça Shitzu é um exemplar à parte nessa comunidade de cães toys
Origens da raça Shitzu
A história dessa raça de cães começa, ao que tudo indica, na região do Tibete, por volta do séc. XVII. A princípio, eles eram os cães de companhia preferidos dos antigos reis e imperadores. E por isso mesmo acabaram tornando-se “cães sagrados” e bastante associados à religão budista.
Algum tempo depois eles tornaram-se ainda mais populares na China, em especial durante o comando da Imperatriz Tseu-Hi (1861-1908). E aí então a sua fama de cão sagrado tibetano não parou mais de correr o mundo. Até ser reconhecido pela American Kennel Clube (EUA) no início dos anos 60 e estabelecer-se como um dos cães de companhia mais apreciados dessa família Canidae.
Características singulares
O Shitzu é uma verdadeira singularidade. Na verdade ele é uma verdadeira bola de pelo, com porte esbelto e elegante.
Já com relação à sua pelagem, ela pode apresentar-se da forma mais variada possível. Mas o comum é que seja dourada, branca, preta, vermelha, chocolate, tigrada, prata, cinza, entre outras tonalidades que se sobrepõem.
A raça Shitzu também chama atenção pelo seu ar confiante e altivo. Além disso, eles possuem um corpo atarracado e compacto. Sem contar os seus olhos relativamente grandes, amendoados e uma vasta pelagem que cobre das suas orelhas até os membros inferiores.
Por fim, é bastante comum também que esses cães Shitzu nasçam com a pelagem escura, até ir clareando com o tempo. E eles também possuem a arcada dentária inferior mais proeminente, além de um rosto achatado e outras singularidades típicas dessa raça de cães.
Temperamento da raça Shitzu e como criar os filhotes
Dentre as principais características dessa raça, podemos destacar a sua energia, que parece não ter fim. Similarmente a isso, eles apresentam um temperamento extrovertido, brincalhão, e até mesmo uma teimosia congênita.
O Shitzu também não suporta bem longos períodos de solidão; o que eles gostam mesmo é de seguir os seus donos para todos os lados; e por isso mesmo fazem a festa das crianças, que têm nesses cãezinhos fiéis escudeiros, sempre prontos a protegê-los e segui-los em todas as suas peraltices.
Mas há uma recomendação para os que pretendem adquirir essa raça de cães. E a recomendação é a de que eles sejam estimulados, desde filhotes, a conviverem com estranhos e outros animais domésticos. Pois somente dessa forma você irá garantir, no futuro, uma convivência feliz e saudável entre todos os membros da casa.

A raça Shitzu também é daquelas que não toleram bem a solidão
Principais cuidados
Uma das características dessa raça Shitzu é que os cães costumam nascer braquicefálicos. Ou seja, eles possuem um focinho achatado, o que geralmente resulta em problemas respiratórios na fase adulta.
Do mesmo modo, eles costumam sofrer com infecções de ouvido (devido à sua longa pelagem) e obesidade. Sem contar o singular hábito de comer as próprias fezes (Coprofagia), que pode ser amenizada com sessões de adestramento.
Enfim, será preciso dar uma atenção especial à sua longa pelagem, que precisará ser escovada diariamente. Além disso, acostume-se a prendê-la em forma de franja, a fim de evitar que ela caia sobre os olhos – causando infecções.
Ademais, mantenha as suas unhas sempre cortadas, pois elas costumam provocar lesões. Habitue-se a levá-los para passeios diários, de pelo menos 30 minutos. E assim garanta a eles uma higiene mental importante para um cotidiano feliz e saudável.
Qual o preço do Shitzu?
O preço de um cão da raça Shitzu irá depender da sua ascendência. E mais que isso, dependerá das suas origens, qualidade dos pais, e até mesmo dos avós e bisavós!
Se eles são campeões de concursos, por exemplo, custarão mais caro. E se forem campeões de torneios internacionais, mais caros ainda. Porém, no geral, é possível encontrar exemplares entre R$500,00 e até R$4.000,00!
Não sendo demais lembrar que toda e qualquer raça de cães reconhecida internacionalmente só poderá ser adquirida em canis especializados, pois eles deverão lhe oferecer todas as garantias de vacinações e as certificações legais.
Curiosidades da raça
1. É um “cão sagrado”
Para algumas correntes tibetanas os cães da raça Shitzu possuem poderes mágicos. Dessa forma, eles seriam “cães sagrados”, simbolizando a união de pessoas e coisas com características diferentes;
2. O “cão leão”
Em uma tradução simples, o nome “Shih Tzu” significa o “cão leão”. E essa denominação teria sido dada em razão da sua aparência física. Mas também por, supostamente, ter sido um leão o animal escolhido pelo Buda para percorrer a vastidão da terra.
3. Uma das raças mais antigas
Algumas suspeitas apontam para o fato de que a raça Shitzu seria uma das mais antigas do mundo. Isso porque, durante alguns processos de cruzamentos, eles fundiram-se com os Pequineses e Lhasas Apsos (uma das 5 ou 6 raças mais antigas do mundo);
4. A variedade de cores
Outra curiosidade sobre esses cães é o fato de eles estarem entre as raças com o maior número de variedades de cores. Só para resumir, são quase 20! em combinações que vão do branco, passando pelo vermelho, a até mesmo um singular tom de chocolate;
5.Uma das três raças mais apreciadas pelos brasileiros
Em praticamente todas as pesquisas a raça Shitzu aparece, juntamente com o Spitz Alemão e o Buldogue, como uma das três raças mais procuradas por brasileiros. Isso representa simplesmente quase 11,5% de todas as aquisições no país.
Um dos mais apreciados pelos brasileiros
Conclusão
E, mais uma vez, não custa insistir no fato de que essa raça de cães Shitzu caracteriza-se por ser daquelas que exigem um nível maior de cuidados.
A sua longa pelagem, o fato de ser um cão braquicefálico e por ser dado a vigorosos latidos de alerta, fazem dele um exemplar cheio de peculiaridades.
Por isso, certifique-se das suas reais necessidades e condições antes de adquirir uma raça como essa.
E saiba, também, que ela está entre as mais recomendadas para quem deseja ter um cão de companhia, dócil, que ocupe pouco espaço, mas que também sirva como um excelente cão de guarda.
E caso esse artigo tenha de alguma forma sido útil, deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continue acompanhando, questionando, discutindo e aproveitando-se dos nossos conteúdos.
Comentários estão fechados.