Guia Completo Do Vira-Lata: Conheça Tudo Sobre A Raça

Sabia que cão vira-lata é considerado uma paixão nacional, em uma pesquisa realizada pelo Datafolha foi apontado o vira-lata é o cão doméstico mais popular no Estado de São Paulo.

O levantamento entrevistou 613 pessoas e a maioria tinha cão vira-lata! Nesse artigo explicaremos porque esse cão é uma paixão natural e, porque você deveria ter vira-lata, afinal são cães que não exigem gasto.

Boa leitura!

Qual a origem do vira-lata? 

O Vira-lata é um cão considerado mestiço, ou seja, teve a combinação de raças diferentes ou de uma. Seu contexto social é triste, pois esse tipo de cão é desprezado pela sociedade.

É comum o cachorro vira-lata ser abandonado nas ruas, se você andar pelas ruas do Brasil será possível ver o cão vira-lata procurando comida e “revirando latas” na rua. Por isso, a origem do nome “vira-lata”, o cão era abandonado nas ruas e buscava alimento nas latas de lixo. No entanto, o cão também é chamado de:

  • SRD – Sem Raça Definida
  • CRAND – Cachorro de Raça Não Definida
  • Cusco
  • Bajariva
  • Pé-duro

O SRD ou CRAND são nomes que os profissionais e veterinários utilizam. O Esse cão é considerado sem raça porque não tem o pedigree.

O que é pedigree?

O pedigree é um certificado emitido por entidades oficiais que garantem a ascendência do animal. Para que o cachorro tenha pedigree seus pais também precisam ter, ele funciona como um registro genealógico para determinar se a raça do cachorro é pura.

O pedigree se torna necessário porque alguns cães podem ter aparência de um cão de raça, no entanto, podem ser vira-latas, apenas o certificado pode atestar a ascendência de um cão. 

Atualmente os processos para determinar a raça esta tão avançado que é possível realizar testes de DNA no cachorro ou no gato para definir se ele possui raça ou não. Incrível né? Separamos um vídeo para você entender tudo sobre pedigree. Confira!

Características físicas

É possível encontrar vira-latas de todos os tipos de cores e temperamentos. Mas uma característica física marcante é a cor preta e caramelo, o vira-lata caramelo é um dos mais famosos no Brasil.

Sabia que a inteligência é uma característica natural de qualquer cão vira-lata, são cães espertos e aprendem sozinho fácil. 

Porte dele é diverso, pode ser:

  • Médio
  • Grande
  • Pequeno 

Peso, físico e altura

O peso de um vira-lata varia em torno de 18 Kg.  A altura de um vira-lata é entre 38 a 57 cm de altura. 

Tipos de vira-lata

vira-lata misturado com pitbull
Vira-lata misturado com pitbull

Alguns estudiosos dizem que o cão vira-lata pode ser classificados, veja:

  • Cão mestiço: tende a se parecer com a raça misturada, ou seja seus ancestrais. Ainda que seja vira-lata tende a puxar as características físicas da outra raça e pode confundir pessoas que não entende nada de cachorros.
  • Cão vira-lata genérico: o cão genérico é aquele que não conseguimos determinar as particularidades de uma raça ou de uma espécie. Não existe a predominância de raças desse cruzamento. São considerados selvagens e comuns em regiões como a Índia. 
  • Raça funcional:  as raças funcionais não são raças de puro-sangue, mas são criadas para fazer tarefas peculiares, alguns exemplos de raças assim são: Alaskan Husky, esse cão não é reconhecido internacionalmente como cão de raça, apenas como cão de raça funcional. Outro exemplo famoso de raça funcional é o cookie pool que vem do cruzamento do poodle e o cocker spaniel.

Todas as raças de cães foram catalogadas, você pode conferir a lista completa aqui. O vira-lata é o cruzamento de todas as raças possíveis dessa catalogo, é possível encontrar vários traços de outros cachorros no vira-lata.

Alguns pesquisadores procuram um padrão de comportamento aparente nesse tipo de cão, mas não existe um padrão para o comportamento e aparência desse cão.

Comportamento

Sabia que a inteligência é uma característica natural de qualquer cão vira-lata, são cães espertos e aprender sozinho fácil. 

O vira-lata é considerado um cão vigilante, um verdadeiro cão de guarda, protege seu dono, é muito companheiro e o segue para onde for.

vira-lata caramelo
Vira-lata caramelo

Sobre o temperamento de um vira-lata, geralmente é dócil, mas depende da criação e das raças que se misturaram.

O cão vira-lata se adapta a qualquer lugar desde uma casa até um sítio. Como falamos, eles são cães de guarda, por isso qualquer tipo de espaço onde ele fique você se sentirá seguro.

Saúde do vira-lata

O vira-lata impressiona quando o quesito é saúde. Não tem muitas doenças relacionadas, a justificativa é o fruto do seu gene. Foi comprovado cientificamente que os vira-latas conseguem sobreviver as condições precárias. Desse modo são verdeiros cães de rua e conseguem se adaptar, serem resistentes a qualquer ambiente. Por isso se você adotar um vira-lata terá um cão sem muitos gastos e saudável.

Existe uma teoria do vigor híbrido que diz que os cães ou gatos vira-latas tendem a ser ainda mais saudáveis que os ancestrais que possuem o pedigree. Ou seja, um cão vira-lata consegue ser mais saudável que um cão de raça. Isso é fato!

É importante destacar que um cão mestiço como o vira-lata tem uma chance menor de sofrer mutações genéticas ou deficiências físicas, essas são muito comuns em raças puras, como, por exemplo, o poodle.

Por que adotar um vira-lata?

O principal fator que motiva a adoção dos cães vira-latas é a questão social, pois são animais que vivem nas ruas. Possuem a mesma condição de alegrar um ambiente, uma casa ou fazer uma criança feliz. É um cão fruto de cruzamentos naturais e não artificiais/forçados como acontece em canis clandestinos, por isso a busca por vira-lata cresceu!

As pessoas estão adotando mais vira-latas para combater a pratica irregular em canis clandestinos. Sem falar que a cachorra matriz de um canil, é obrigada a produzir vários filhotes. Filhotes que posteriormente são comercializados, mas que são fruto de maus-tratos de outro animal. Isso parece certo para você?

Outro benefício de cuidar de um vira-lata é o tempo de vida, são cães que vivem muito e podem crescer junto seu filho pequeno.

Considerações finais

Agora que você sabe tudo sobre vira-lata porque não adotar um? São cães saudáveis, cativantes e companheiros. Veja nossos outros artigos no blog!

Comentários estão fechados.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência da sua visita oferecendo conteúdo e propagandas personalizadas, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito